Escolha uma Página

Escolher o espaço ideal para a realização do casamento não é uma tarefa simples, afinal, são tantas opções, não é? As dúvidas vão surgindo e se acumulando, aumentando a responsabilidade de encontrar o espaço ideal, por isso, entender como avaliá-los tornará essa decisão mais rápida e sem futuros arrependimentos ou imprevistos.

Confira a seguir algumas etapas simples e certeiras de como avaliar cada espaço dentre suas opções:

Passo 1: Localização do espaço ideal

Alguns casais tem preferência por encontrar espaços próximos a sua residência e de seus convidados, outros decidem por lugares mais distantes, em outra cidade ou até mesmo outro estado. Mas, independente da escolha, é de extrema importância atentar-se ao acesso fazendo-se as seguintes perguntas:

“Como meus convidados poderão chegar até o local?”, “Há opções de meios de transporte?”, “Existem opções de rotas?”, “Os nossos convidados poderão chegar ao local com facilidade?”…

Se o local atender a todos os requisitos acima, será um ponto positivo e um diferencial importante que o ajudam a se tornar o espaço ideal.

Distância entre o espaço e o local da cerimônia

Caso o espaço de casamento não possua um local próprio para a realização da cerimônia, ou a preferência seja por realizá-la em outro local, deve-se manter atenção a distância entre eles, informando aos convidados formas de deslocamento ou rotas simples, para que não precisem fazer um esforço extra.

Para evitar possíveis imprevistos, busque por espaços que contam com um cerimonial, podendo realizar o evento completo no mesmo local. Para os casais de religiões distintas ou que preferem uma cerimônia não religiosa, existem também espaços com cerimoniais ecumênicos (que não remetem a nenhuma religião).

Passo 2: Estrutura do espaço ideal

Mantenha as buscas por locais que atendam ao que você deseja. Se preferir um espaço amplo, com vários ambientes incluindo salão de jantar, lounge descontraído, pista de dança e área externa ampla para acomodação de um maior número de convidados, busque pelos que atendam a esse critério. Será da mesma forma se a preferência for por espaços menores, para realizar eventos para poucos convidados.

Estacionamento

Quando a hora do evento se aproxima os convidados começam a chegar ao local, tendo em mente que conseguirão estacionar rapidamente, afinal eles não querem perder um minuto desse grande dia. A comodidade de estacionar próximo ou no mesmo local onde ocorrerá o evento deve ser avaliada. Se o espaço contar com estacionamento próprio e gratuito (sim, esses locais existem) melhor ainda, pois evitará despesas extras aos seus convidados. Lugares com esses requisitos devem ganhar pontos a mais na hora da escolha do espaço ideal.

Acessibilidade

Descubra se os espaços possuem acessibilidade para os convidados mais idosos, ou que possuem mobilidade reduzida, para  as crianças e os pais que estão com carrinhos de bebê. Verifique se há rampas ou elevadores, placas de sinalização ou pessoas que trabalham no espaço a disposição, caso os convidados necessitem de informações.

Alternativas ao mal tempo

Quando marcamos a data do casamento, não podemos prever, nem ao menos confiar, na previsão do tempo, por isso, é de grande importância selecionar espaços que contam com áreas cobertas, ou demais alternativas ao mal tempo, para que o grande dia corra como o planejado.

Passo 3: Exclusividades

Busque informações sobre a quantidade de eventos que serão realizados no mesmo dia que o seu, caso haja mais além do seu casamento. Confirme também se o espaço possui estrutura suficiente para manter a privacidade de ambos. Mas lembre-se que o ideal é selecionar espaços que trabalham com a exclusividade de um evento por dia.

Quantas horas de evento o espaço oferece?

Uma coisa é certa: todos os espaços de casamento definem o tempo total de festa, que deve ser questionado, e caso o local tenha um ambiente para a cerimônia, analise também o tempo oferecido.

Número de convidados

A quantidade de convidados pode ser um dos aspectos que definirá o local para a realização do evento, portanto, verificando a capacidade mínima e máxima de convidados que o local está preparado para recepcionar, você não precisará adicionar nem muito menos excluir convidados da sua lista.

Passo 4: Adicionais importantes oferecidos pelo espaço

Decoração

Um item muito importante a ser questionado é: o espaço disponibiliza profissionais para fazer a decoração? Leve em consideração que vários locais contam com esse serviço adicional, e os valores podem ser bastante atraentes.

Som, DJ e Iluminação

Os serviços de Som, DJ e Iluminação podem ser contratados separadamente ou oferecidos pelo próprio espaço, como um serviço adicional ou incluso em um pacote. Se você deseja realizar uma festa animada, não deixe de contratar esse profissional, afinal ele está capacitado e saberá como animar a todos.

Uma dica extra que oferecemos é: tente fechar contrato primeiramente com o espaço e depois com os demais fornecedores, pois assim você já terá uma data e horário garantidos na hora de contratar os demais fornecedores do seu casamento.

A ansiedade de encontrar o espaço ideal para seu casamento pode ser grande, mas analisando cada local com todos esses critérios em mente, a escolha se tornará muito mais prazerosa, prática e segura.