Escolha uma Página

A cerimônia de casamento é uma das partes mais importantes do evento e existem diversas opções de celebrações. Normalmente os noivos acabam optando por uma cerimônia de casamento religiosa que cai muito bem principalmente quando as famílias possuem a mesma crença.

Mas, por outro lado, e se a família dos noivos compartilham de religiões diferentes?

Você sabia que existem cerimônias de casamento diferenciadas que podem ser realizadas independentemente da religião das famílias e ao mesmo tempo tem uma simbologia muito especial que acolhe a todos os seus convidados? Acredite! Existem várias opções e vamos falar um pouquinho sobre algumas que são emocionantes e vão te deixar com brilho nos olhos.

Cerimônia da areia

Com um significado muito especial, essa cerimônia pode ser realizada somente entre os noivos ou pode incluir também os pais e padrinhos.

Quando realizada somente com os noivos ela funciona da seguinte forma: cada noivo terá um recipiente com uma cor diferente de areia e terá um terceiro recipiente vazio. Após a autorização do celebrante, os dois depositam suas areias juntos, unindo as cores, se tornando inseparáveis e indissolúveis, assim como esperamos que seja com o casamento.

Ao incluir os pais e padrinhos, o número de recipientes com cores distintas de areia aumenta, e essas costumam ter significados diferentes. Normalmente os primeiros a depositaram são os pais dos noivos, simbolizando a base da família, em seguida os padrinhos são os escolhidos, enquanto a areia é despejada eles devem fazer seus votos ao casal. Por fim os noivos selam essa união com muita comemoração.

Ritual da Árvore

Outra cerimônia de casamento que também pode envolver somente os noivos ou incluir seus pais é o Ritual da Árvore.
O casal deve plantar uma árvore que representa o cultivo da prosperidade, do amor e da fertilidade. Eles deverão cuidar da planta e cultivá-la assim como deverão fazer com o casamento, para que seja sólido precisa de amor, cumplicidade e raízes profundas e fortes.

Uma sugestão para complementar o ritual seria os pais dos noivos trazerem a água e a terra, que representam os antepassados, já as sementes podem entrar com as alianças, simbolizando a nova união que está nascendo.

Rito da caixa de vinho

Para os casais que são apaixonados por um bom vinho e brindam os bons momentos da vida, esse ritual pode ser ideal para complementar a cerimônia de casamento.

Para o rito ser completo, o celebrante coloca dentro de uma caixa de madeira decorada (pode ser com o nome dos noivos, iniciais dos nomes ou a data do casamento), uma garrafa de um bom vinho, duas taças e cartas com boas intenções escritas pelos pais e padrinhos dos noivos, em seguida deve ser lacrada sem que vejam o conteúdo das cartas.

A Caixa deve ocupar um local de destaque na casa do casal, representando o amadurecimento, crescimento e suas conquistas a cada comemoração de bodas. Após alguns anos ela pode ser aberta, as cartas lidas e o vinho apreciado, os votos podem ser renovados e comemorados com um brinde do vinho que foi guardado.
É recomendado que a caixa seja aberta após pelo menos 5 anos de casamento.

Árvore do Amor Sem Igual

Não poderíamos deixar de criar um rito com um significado especial e original aqui no Espaço Sem Igual Eventos.

Após a cerimônia de casamento os recém casados são direcionados para a Árvore do Amor, onde prenderão um cadeado que simboliza a união definitiva de dois elos que passam a ser inseparáveis. Esse cadeado depois de fechado não poderá ser aberto, já que não possui chave. Todos os cadeados são mantidos em nossa árvore fazendo parte da nossa história e como lembrança de todos os casamentos inigualáveis que pudemos realizar.

O que você achou desses ritos? Temos certeza que algum deles entrará em sintonia com a sua cerimônia de casamento, então brinque com a imaginação e divirta-se com seus pais, padrinhos e convidados.