Escolha uma Página

-Ei, você esqueceu a tia Marta e a prima Simone! E o tio Sérgio já colocou?

Quem está prestes a casar já deve ter ouvido diversas vezes perguntas com estas, não é mesmo? A questão da vez é, quais pessoas devem estar na sua lista de convidados de casamento? Será que realmente compensa chamar um familiar que mora a quilômetros de distância ou aquele colega que você não vê há uns 10 anos?

Hoje, lhe ajudaremos a montar a lista de convidados da melhor forma possível, assim, você não esquecerá ninguém importante.

Vamos definir a lista de convidados de casamento?

Muitos casais acreditam que a lista de convidados não é algo tão importante assim, e deixam para montá-la poucos meses antes do casamento acontecer. Se você está pensando em fazer isso, é melhor ler o nosso conselho antes.

Podemos dizer que a lista de convidados é tão importante quanto a definição do local da cerimônia e planejamento de orçamento. Na verdade, ela é o pilar para organização desses dois itens que citamos agora.

Então, se você já decidiu a data para o casório, o primeiro passo agora é criar a lista de convidados de casamento, pois, é com ela que você e seu noivo decidirão outros assuntos importantes, como: buffet, número de lembrancinhas, quantidade de convites a serem produzidos, estilo do ambiente e muitas outras coisas que envolvam toda a organização deste dia tão especial.

Dicas

Quem você vai chamar?

É extremamente comum familiares mais próximos questionarem sobre a sua lista de convidados de casamento, mas é neste momento que você deve ter o controle sobre a situação, já que inserir mais pessoas do que foi planejado pode acabar estourando o seu orçamento inicial.

A nossa primeira dica é, fazer uma lista com cada grupo familiar da noiva e do noivo. Coloque os pais, irmãos, irmãs, tias e tios mais próximos, avó e avô, e assim por diante. Lembre-se de conferir a distância para aqueles que moram mais longe, talvez ela possa impedir o comparecimento de uma pessoa importante, mas existem possibilidades de se dar um jeitinho nisto, como um quarto de hotel ou a casa de outro familiar.

Leia também Planejamento de casamento: Os 7 erros mais comuns cometidos pelas noivas

Lembre-se dos amigos

Em um momento tão importante e emocionante como este, nada melhor do que ter os amigos por perto, não é mesmo?  Até porque os mais presentes, com certeza, já compartilharam muitas aventuras e diversões com o casal, por isso é importante colocá-los na lista.

É preciso estabelecer alguns limites

Além dos noivos, os pais também ficam ansiosos para o casamento dos filhos e para eles é motivo de orgulho convidar alguns amigos para o dia da cerimônia. Sabemos que alguns pais ajudam financeiramente na realização deste sonho, mas é preciso deixar claro que este é o momento do casal.

Converse com eles e estabeleça um número de pessoas que possam ser convidadas sem que atrapalhe drasticamente a lista de convidados de casamento já previamente definida.

Leia também Custo de casamento: Quanto em média eu vou gastar?

Algumas perguntas podem ajudar

A vontade de chamar todas as pessoas conhecidas vai ser bem grande, por isso separamos algumas questões que você deve responder enquanto estiver montando a lista de convidados para o seu casamento.

  • Com qual frequência eu vejo esta pessoa?
  • Trocamos ligações telefônicas ou mensagens durante a semana?
  • Nos vemos em datas importantes (aniversários, datas comemorativas)?
  • Quando foi a última vez que esta pessoa veio à minha casa?

São perguntas como essas que lhe ajudarão a definir a sua lista de convidados de casamento, evitando assim, que você tenha gastos a mais.

Leia também Por que escolher um buffet com tudo incluso para casamento?

Escolha os padrinhos e madrinhas

Quando estiver montando a lista, já é bom ir pensando quais serão os padrinhos e madrinhas. É recomendado fazer um contato prévio com eles para saber sobre a disponibilidade para a data escolhida. Às vezes existem compromissos que não podem ser desmarcados com tanta facilidade, como uma viagem de férias com as passagens já compradas ou alguma outra questão que envolva o trabalho.

Feito tudo isso, a sua lista de convidados de casamento estará pronta e você já poderá prosseguir com os outros detalhes.

Entre em contato conosco!